PROVADO & APROVADO

PROVADO & APROVADO.


Recordando;


DESERTO.

Descrição;

Deserto é uma região que recebe cerca de menos de 250 milímetros de chuva ao ano. Esses ambientes são caracterizados pela baixa umidade e pela elevada amplitude térmica. São regiões que possuem condições geográficas inóspitas que dificultam o desenvolvimento de formas de vida.


 (inóspita na Bíblia?

Lugar que não é habitado, que não pode ser habitado. O deserto não tem recursos próprios para sobrevivencia)




VALE.


Descrição;

É uma espécie de planalto entre duas montanhas ou colinas. Trata-se, na realidade, de uma depressão alongada da superfície terrestre entre duas vertentes, com forma inclinada e alargada. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.



O que o deserto significa simbolicamente na Bíblia?


No contexto bíblico, a palavra deserto pode trazer diferentes significados, mas é maior frequência lembrada quando o assunto é provação, ou período de profunda reflexão, dúvidas, ou ainda a espera de uma confirmação por parte de Deus, sobre tomar alguma decisão.


O que significa vale no mundo espiritual?


Vales significam partes baixas da terra, uma depressão no solo. Espiritualmente falando representam as nossas depressões, dores, enfermidades, conflitos, provações que podem ser chamadas de as horas baixas da nossa vida.



ISRAEL CAMINHOU 40 ANOS NO DESERTO.


Deuteronômio 8:1 

TODOS os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais. 

2

 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. 

3

 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem. 

4

 Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. 5 

Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus. 

6

 E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres. 

7

 Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas; 

8

 Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel. 9 

Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.


RESUMINDO;


Deserto= Lugar de aprendizagem.

Vale= Lugar de Enfrentamento.

Terra Prometida= Lugar de Paz. Recompesa.


A caminhada cristã vive estes três elementos. Aceitamos o Evangelho de Jesus Cristo  quando entramos no deserto, começa o aprendizado e preparo para entrar no vale que é o enfrentamento das seduções que são controladas até sair dessa vida, merecidamente o cristão entra na eternidade que é a eterna recompensa, a terra prometida.


+++++++++++++++++++++++++


Mateus 3:1 

E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judeia,


Lucas 3:4 

Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.

 

Lucas 1:5 

Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judeia, certo sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. 

7

 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade. 

11

 E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. 

13

 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e chamarás o seu nome João.

 +++++++++++

Comentário.


João Batista o pré-cursor de Jesus não há muitos registros, a Bíblia narra a vida de Jesus, sabe-se que sua aparição foi no seu nascimento e depois aparece pregando no deserto.


Interessante, acreditamos que João esteve no deserto para receber instruções para sua missão, 


Mateus 3:1 

E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judeia.


João veio a esse mundo para preparar o caminho do Senhor Jesus, preparou discípulos que posteriormente seguiram Jesus na missão para salvar a humanidade.

Logo após que Jesus inicia sua missão João é preso e morto.

Essa era a missão de João Batista, apresentar ao mundo o Salvador.


TRAZENDO, para a vida Cristã.


Acreditamos que todos os seres humanos vem a essa terra para uma missão, para o mal   

ou para o bem, essa escolha é o ser humano quem faz, todos passam por essa vida colaborando de alguma forma. Há pessoas que recebem uma missão especial (Como João Batista) ,mas todos precisam passar por uma transformação, começando pelo Deserto.


2 Timóteo 4:7 

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

 

++++++++++++++++++++++++++++++


JESUS FOI PROVADO NO DESERTO.


Marcos 1:9 

E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galileia, foi batizado por João, no Jordão. 

10

 E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. 

11

 E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. 

12

 E logo o Espírito o impeliu para o deserto. 

13

 E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.

 

O PRIMEIRO, homem, Adão entregou o governo da terra a satanás,

Como está escrito;

Mateus 4:8 

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 

9

 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

DEPOIS de ser batizado por João Batista foi levado para o deserto para ser tentado para dar início a sua obra evangelística.


PONTO DE VISTA.


O Mestre não precisava passar por nada disso, mas como toda a bíblia esse texto nos traz muitos pontos importantes para motivar uma vida cristã a administrar sua integridade.

Aprendemos aqui;

Toda vez que satanaz diz SIM você diz NÃO, e quando ele disser não você diz sim. Satanaz se quiser ele usa da verdade quando lhe interessa.

Faça como Jesus, no confronto use a Palavra de Deus.



O APÓSTOLO PAULO ESTEVE COM JESUS NO DESERTO.



Como regra aprendemos que só quem andou com Jesus em seu ministério terreno pode ser chamado de Apóstolo. Quando Paulo conheceu Jesus o mestre já havia ressuscitado, mas nós vamos descobrir agora como Paulo se tornou Apóstolo. 


Para reconstruir seus pensamentos, Paulo retirou-se para o deserto da Arábia, onde recebeu instruções. Três anos após sua conversão, visitou Jerusalém, onde conheceu os Apóstolos Pedro e Tiago.


VENDO ALGUMAS REFERENCIAS.


Gálatas 1:11 

Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. 

12

 Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. 15

 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, 

16

 Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, imediatamente, não consultei a carne nem o sangue, 

17

 Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. 

18

 Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.

 


O CONTATO COM JESUS, 2 Coríntios 12:1 

EM verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. 

2

 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. 

3

 E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) 

4

 Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. 

5

 De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. 

6

 Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. 

7

 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 

8

 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. 

9

 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

 



AS CREDENCIAIS DE APÓSTOLO.


2 Coríntios 12:11 

Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Porque eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. 

12

 Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. 


1 Coríntios 11:23 

Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 

24

 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 

25

 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

 

1 Coríntios 1:1 PAULO (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,

 '


Atos dos Apóstolos 9:3 

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 

4

 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 

5

 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6 

E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

 


Atos dos Apóstolos 22:6 

Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu. 

7

 E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 

8

 E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues. 9 

E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo. 10 

Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer.



Romanos 1:1 PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.

 


2 Coríntios 1:1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.

 


Gálatas 1:1 PAULO, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),



Efésios 1:1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:

 


Colossenses 1:1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

 


1 Timóteo 1:1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,

 


Tito 1:1 PAULO, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,


NOTA interessante;


Judas Escariote recebeu de Jesus todos os previlégios de Apóstolo, mas se perdeu e traiu o Mestre deixando a vaga para o Apóstolo Paulo que se tornou o maior dos Apóstolos e Apóstolo dos gentios. 

 


FECHANDO.................



Como visto aqui, os homens escolhidos por Deus passaram pelo Deserto, pelo Vale, assim como fazemos um retiro sem roupas de grife, celulares ou qualquer outra distração.

O Profeta Elias era um homem solitário e andava pelos desertos, era ali a relação dele com Deus.

Diferente de Elias, o Profeta Eliseu era homem publico e morava na cidade.

Entendemos que Deus prefere lugares solitários para falar com seus filhos, no deserto requer privações e sacrificios, quem sabe você já tem o seu quarto de guerra e não seja necessário enfrentar literalmente o DESERTO.




















Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.