UNÇÃO COM ÓLEO.

 

A lei da unção com óleo.

Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinquenta siclos,
E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.
E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho,
E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso.
E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base.
Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.

Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.
E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações.
Não se ungirá com ele a carne do homem, nem fareis outro de semelhante composição; santo é, e será santo para vós.
O homem que compuser um perfume como este, ou dele puser sobre um estranho, será extirpado do seu povo.
Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção;
E disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo;
E uma parte dele moerás, e porás diante do testemunho, na tenda da congregação, onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será.


Êxodo 30:17-38

 

Assim como vimos, esta lei está incorporada as leis mosaicas, não era permitido ungir estranhos, alterar a fórmula do azeite e utensílios que não fossem do tabernáculo.

 

A LEI e seu conteúdo, permeia o curso até o momento que Jesus estava crucificado, onde disse; Está Consumado! Jesus veio cumprir a LEI CERIMONIAL e estabelecer a LEI MORAL. Há um espaço de tempo entre O CUMPRIMENTO DA LEI e quando o Espírito Santo chega e abre A PORTA DA GRAÇA em Atos-2.

Toda a história que destaca a relação de Israel e Jeová tem uma pausa qual entra a DISPENSAÇÃO DA GRAÇA para se cumprir o TEMPO DOS GENTIOS, com o retorno de Cristo a história de Israel dá continuidade de forma conclusiva segundo todas as promessas de restauração e redenção.

 

O QUE TEM A VER COM ÓLEO DE UNÇÃO?

 

Todas as coisas que aconteceram no Antigo Testamento são figuras para representar de forma prática o período que a Igreja vai estar na terra cumprindo sua missão. Os cristãos não devem usar as figuras do A.T. como exercício religioso, o Novo Testamento vive já o clima da eternidade guiado pelo Espírito Santo.

Vamos ver uma referência no Novo Testamento que trata sobre a unção:

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doentes? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Tiago 5:13-15

Leia onde está demarcado e compare; Se concordar comigo, o azeite foi inútil, mas quem resolveu foi a ORAÇÃO.

Não há nenhuma indicação bíblica para ungir pessoas ou objetos religiosos, você notou que mencionamos a referência em Êxodo 30 o pecado de ungir uma pessoa que não fosse Judeu.

 

COMO DEVEMOS USAR A NOSSA FÉ?

 

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:1

 

Para nossa informação, TUDO AQUILO QUE COLOCAR A NOSSA FÉ QUE NÃO SEJA EM JESUS É IDOLATRIA e é pecado, e o pecado nos afasta de Deus.

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

 

CURIOSIDADES.

 

Algumas religiões orientais (Não Cristãs) usam de um recurso natural para guiar seus destinos, o positivismo. Este tipo de crença desenvolve através de métodos naturais, recursos que a mente humana possui e necessita de orientação. Esse recurso do cérebro é liberado indo agir na razão, auxiliando o individuo a tomar decisões que vão trazer resultados satisfatórios (Segundo os praticantes).

Há um perigo muito grande para pessoas que sem nenhum conhecimento entram nesse clima confundindo pensamento positivo com Fé em Deus.

 

 

UM CONSELHO.

 

Porque a palavra de Deus (a BÍBLIA) é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

 

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

 

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

 

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Hebreus 12:2

.

.

.

.

Comentários- prantoniocorban@gmail.com 













Um comentário:

Tecnologia do Blogger.