O FUNDAMENTO

 O FUNDAMENTO.

Toda edificação, uma casa, um edifício, uma torre, enfim! Todos precisam de um FUNDAMENTO, um alicerce, uma base de sustentação. O Senhor Jesus ensinou sobre a casa construída sobre a rocha e também da casa sobre a areia, o Mestre falava sobre FUNDAMENTO. Toda construção precisa de uma base sólida, uma empresa, uma Igreja, uma família, um casamento, uma amizade, tudo nessa vida deve começar em cima de uma base.

A SEGUIR VAMOS MEDITAR EM ALGUMAS REFERENCIAS QUE APONTAM PARA A PALAVRA “FUNDAMENTO” SE VOCÊ QUISER IR MAIS LONGE, APRECIE TAMBÉM O CONTEXTO E TERÁ MELHOR COMPREENSÃO.

 

Apocalipse 21:19

Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda;

João Apostolo contemplava a cidade celestial que descia do céu e relata o material qual foi construído o FUNDAMENTO da muralha. Imagine a riqueza deste fundamento, mas, isso é figurativo, tá! Entendemos que o fundamento deve ser com o melhor de nossa construção.

1 Coríntios 3:14

Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;

Essa referência ajuda entender Apoc.21:19, Paulo fala sobre a responsabilidade de quem ensina. Veja 1Coríntios 3:12 e compare. Paulo fala de um único fundamento, o Evangelho de Jesus Cristo. A vida cristã deve ser construída sobre este fundamento.

Efésios 2.20-22

edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

21 no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,

22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

Paulo aqui anima os gentios convertidos afirmando que eles agora estão sobre o fundamento que é Jesus Cristo.

 

1 Timóteo 6:19

que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.

Aqui Paulo fala a Timóteo para ensinar os ricos deixar a avareza e não se apegar as riquezas, colocou isso como fundamento.

Romanos 15:20

esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio;

Paulo explica aos romanos que se esforça para pregar o evangelho onde ainda não foi anunciado, não edifica onde já tem fundamento anunciado por outros.

2 Timóteo 2:19

Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.

O selo identifica a permanência do fundamento em nós e somos reconhecidos por Cristo, mas estamos sempre tentados pelo pecado.

1 Pedro 5:10

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

A construção espiritual é feita pela graça de Cristo, mesmo sofrendo as tentações devemos confiar e esperar.

 

Ageu 2:6-9. A edificação do Templo

Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca;

7 farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos.

8 Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.

9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.

A primeira CASA DE DEUS seu fundamento foi a LEI.

A segunda CASA DE DEUS seu fundamento foi a GRAÇA.

A primeira casa o TEMPLO de Salomão.

A segunda casa o TEMPLO é Jesus Cristo.

 

João 2

Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Que sinal nos mostras, para fazeres estas coisas?

19 Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.

20 Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás?

21 Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.

Mateus 12:40Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.

João 14.23

Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

1Corintios 3

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;

9 perseguidos, porém, não desamparados; abatidos, porém não destruídos;

2 Coríntios 4-8,9

 

CONCLUINDO.

Deus construiu um fundamento para edificar um templo para si, habitando em nós temos um arsenal a nossa disposição para vencer o homem natural. O propósito de sua morada é estar no controle de nossas vidas para atingir a estatura de Cristo, a Nova Criatura que irá com ele morar na eternidade.

Apesar de estar dentro de nós ele não interfere na minha liberdade de escolha, o detalhe que todas as vezes que pecamos ele não está ativo e esperando que haja arrependimento e continuar seu propósito.










 

 

Um comentário:

  1. Verdade pastor Antonio,
    Nossa edificação tem que estar firmada na pedra ANGULAR. Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.